A democracia e as asas da política

Seria salutar a suposta discordância ideológica sobre a qual se encontram referenciadas as propostas deste e daquele partido político, não fossem as suas similitudes aquilo que mais agride a democracia. Principalmente porque esta sugestão se baseia na pluralidade de culturas – como a que se pode notar sobre esta terra – e, assim, uma maneira de se reconhecer o senso de cooperação.

Winston Churchill
Winston Churchill

Entretanto, tal mecanismo atua tão somente pelo interesse em se antagonizar cidadãos, promovendo o distanciamento com relação ao direito natural que se busca preservar em qualquer Constituição e às raízes federalistas que deveriam sustentar a República, despertando em contrapartida  a reação inflamada e movimentando o ativismo despropositado.

Desta forma, percebe-se como a arquetipia que sustenta as idiossincrasias individuais e coletivas sobre o território em que vivem revela-se, de maneira geral, distorcida e chancelada pelo viés subjetivo e emocional de dependência, tornando a análise do panorama político e sua abordagem insipientes.

Assim, cabe apontar: ainda que se possa atribuir à Esquerda o monopólio exclusivista sobre o discurso que alimenta o imaginário coletivo com falsas virtudes e aquilo que fomenta os apetites e os comportamentos mais viscerais neste sentido, aí se encontra um erro crasso.

Devido à irreconhecível maturidade espiritual do povo brasileiro, por meio de um exame mais profundo, é possível se constatar que as tendências melindrosas e a agressividade provocadas pela contrariedade partem de ambos os lados do espectro político – antes de tudo, sancionadas pela autoindulgência e pela isenção de responsabilidade – traço que se assemelha ao de uma criança em tenra idade.

Infelizmente, o padrão vibratório que os cerca se torna comprometido desta forma – pela mais arraigada propensão ao autoengano em contrapartida a um desejo desenfreado por direitos pré-estabelecidos. Direitos estes que jamais terão sido garantidos por uma democracia e em última análise só poderão consumar um processo de auto-destruição.

Até que se modifique o comportamento individual, o resultado desta inequação, portanto, irá se manifestar através da necessidade de amparo espiritual e que, eventualmente, será promovido pela estrutura egregorial dos que procuram manter o equilíbrio e a elevação, favorecendo os que, incapacitados, não conseguem ultrapassar as próprias vicissitudes. Jamais atendendo aos que não se esforçam. Este é um princípio elementar encontrado em toda e qualquer religião.

Black Bloc
Black Bloc

A explicação se deve ao fato de que essencialmente o mundo invisível a partir do qual e para o qual respectivamente manifestam-se e direcionam-se as inclinações humanas é destituído de juízo moral. Os elementos formativos do mundo fenomênico, relativo e mortal não esperam de vós a beatitude, mas a justificação de seus próprios atos, vencendo as próprias subversões.

Assim, o combate quando é crístico, e não revolucionário, revela a Luz interior porque o ser humano se aproxima de si mesmo, despindo-se de seu próprio ego. Da mesma maneira como a caridade deve ser propositada pela solidariedade, e não por agendas proselitistas e assistencialistas. O que não deve se confundir com a idéia de descaso perante a colaboração para com aqueles que necessitam.

Behemoth
Behemoth e Leviathan

Concluímos salientando: a qualidade moral do brasileiro se elevará tão logo ele se desfaça da característica que o impele a inserir figuras políticas em papéis familiares, reforçando atitudes infantis ante o desejo por conforto. Ou condenar aqueles que assim o fazem, pois até que todos os paradoxos sejam reconciliados, todo extremo equivale ao seu oposto.

Ass.: C

Obs.: Este texto foi canalizado no dia 02 de Agosto de 2018 e posteriormente retocado para fins de estilística sob a supervisão daquele que o assina, mantendo-se indubitavelmente a fidelidade do conteúdo aqui explicitado.