24 de Junho – Dia de São João

Quem foi São João?

São João Batista foi um pregador itinerante de origem judaica, ainda hoje extremamente considerado entre os cultos cristãos, o Islamismo, o Mandeísmo e a Bahá’í (Árabe: بهائية Baha’iyyah, Persa: بهائی‎‎ Bahā’i). Segundo os cânones cristãos, ele teria sido um dos responsáveis por anunciar a vinda de Jesus, o Cristo, como Messias.

Segundo o Evangelho de Lucas, seu pai, o sacerdote Zacarias, teria recebido por intermédio do Arcanjo Gabriel a informação de que seu filho, ainda por nascer, exerceria um importante papel ao converter muitos judeus ao Deus ao qual Jesus iria instruir os homens a se devotarem. Na mesma escritura, diz-se ainda que o Arcanjo teria associado as orientações proféticas de João ao caminho e a virtude do profeta Elias.

A vinda do Cristo

Por discrepantes que sejam algumas informações contidas nos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, João é reverenciado por ter batizado Jesus nas águas do Rio Jordão, onde se consumou sua profecia, através da qual ele anunciara que outro viria para batizar, mas não pela água, e sim pelo Espírito Santo – clara referência ao próprio Jesus e a seus ensinamentos, transmitidos até a Crucificação.

A data instituída como referência à celebração do nascimento de João foi acordada entre Católicos, Anglicanos e Luteranos em fixá-la seis meses antes do nascimento de Jesus – justificada pela natureza também milagrosa de seu nascimento, já que Isabel, sua mãe, teria engravidado após o período da menopausa.

O Batismo

O sacramento batismal proclamado por João tinha como orientação a obtenção do perdão pelos pecados através do arrependimento. Sua ritualística está associada às práticas dos Essênios, tribo judaica monoteísta que adotava a imersão diária e o ascetismo como formas de purificação espiritual.

Sincretismo com a Umbanda

Na Umbanda, João Batista é sincretizado como uma das manifestações do orixá Xangô e é responsável por encabeçar um agrupamento de espíritos que trabalha com a saúde e o conhecimento, conhecida pelo nome de Linha do Oriente, cujo corpo é composto por médicos e cientistas, hindus, muçulmanos e representantes de outros povos euro-asiáticos.

Morte

Após passar dez meses aprisionado, João foi degolado a mando de Herodes Antipas I, que se rendeu ao pedido de sua esposa Herodias para que este feito fosse realizado.

Nos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas consta que o profeta demonstrara desaprovação com relação ao casamento entre eles publicamente – o que, mais tarde, veio a suscitar uma guerra territorial desfavorável ao soberano.

Algumas versões da história sugerem a presença de Salomé, suposta filha de Herodes – cuja existência é contestada por alguns estudiosos – que teria encorajado o pedido de Herodias.

cabeça de João foi entregue em uma bandeja de prata a Herodias.

A data de sua morte é celebrada em 29 de Agosto.

Ecce Agnus Dei

Namaste